De acordo com o dicionário, a definição de empatia é “a capacidade psicológica para se identificar com o eu do outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas”.

Ou seja, a empatia, de forma bem simples e objetiva, é a habilidade de se colocar no lugar do outro, percebendo, avaliando e compreendendo seus sentimentos, necessidades e reações. Ser empático é estar aberto a se relacionar com outras pessoas, nutrindo laços agradáveis e criando ambientes harmoniosos.

Quando colocamos essa simples palavrinha em prática, experimentamos uma nova forma de olhar o mundo e se relacionar com ele, que nos proporciona crescimento pessoal e profissional.

Não está convencido? Então leia esse artigo e descubra bons motivos para começar a trabalhar sua empatia.

RELAÇÕES MAIS SAUDÁVEIS E BASEADAS NA VERDADE

Muitas vezes, ao conhecer uma nova pessoa, tendemos a construir uma imagem que nem sempre corresponde à realidade. Essas imagens pré-concebidas fazem com que nossas relações sejam baseadas na desconfiança e idealização.

Quando praticamos a empatia, estamos abertos a ouvir e conhecer de verdade as pessoas à nossa volta, desenvolvendo nossas habilidades perceptivas, criando relações sinceras e baseadas na confiança.

MELHORA NA FORMA DE SE EXPRESSAR E ESTABELECER DIÁLOGOS

Ao ser empático, desenvolvemos a habilidade de avaliar os sentimentos e necessidades do outro. Isso é muito importante na hora de estabelecer diálogo sobre um assunto delicado ou tenso.

Quando agimos com empatia, conseguimos observar o outro e avaliar se a pessoa demonstra ou não abertura para a conversa. Isso ajuda a definir a abordagem correta e cria uma atmosfera mais cordial e tranquila.

MELHORA NAS RELAÇÕES AMOROSAS E DE AMIZADE

Quem age com empatia tem laços de amizade baseados no respeito ao outro.

Não são amizades opressoras ou sufocantes, que tem como princípio o egoísmo.

Os empáticos também possuem relacionamentos amorosos mais saudáveis, pois oferecem ao parceiro sensação de presença, valorizando suas ideias, projetos e emoções, tão importantes para a vida a dois.

RELAÇÕES PROFISSIONAIS SAUDÁVEIS E MELHORA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Atualmente, a empatia é uma das características mais procuradas no mundo corporativo.

E os motivos são óbvios. Pessoas altamente empáticas lidam melhor com seus líderes e equipe de trabalho criando um ambiente harmonioso dentro da empresa. São pessoas sempre dispostas a ouvir e aprender. São diplomáticas e solucionadoras de problemas e conflitos.

Além disso, são pessoas abertas e dispostas a entender o cliente, usando essa habilidade para compreender e atender suas necessidades.

UMA VIDA MAIS LEVE: DIMINUIÇÃO DA FRUSTRAÇÃO ATRAVÉS DA COMPREENSÃO

Grande parte das frustrações e decepções da vida vem da falta de compreensão com o outro.

Quem nunca se perguntou “Por que ele fez isso?” ou “Por que decidiu por aquilo?”… Mas será que você se preocupou realmente em ouvir as implicações desta pessoa?

Ser empático é estar aberto a conhecer os motivos que fizeram alguém agir de determinada forma, antes de julgar.

Perceber os motivos, a realidade e o contexto em que a pessoa está inserida, observar o comportamento, decisões e reações aumentam a compreensão diante das mais variadas situações, trazendo mais conforto e leveza para sua vida.

Trabalhar a empatia vai muito além de conhecer novas pessoas e criar novos laços. Ser empático é antes de tudo saber ouvir e criar relações amorosas, seja no trabalho, em casa ou com seus amigos. Pessoas empáticas demonstram elevados graus de amabilidade, confiança e amizade.

A empatia não é lógica ou racional, é algo natural, mas que como qualquer outra habilidade, pode ser trabalhada e desenvolvida com disciplina e muita força de vontade.

Que tal começar agora?

Obrigada pela leitura!

Gostou? Comente aqui em baixo

Curta nossas páginas e compartilhe com seus amigos =)

Será que eles vão gostar também?!