O que significa esse tal homem Vitruviano que acompanha as notas feitas por Leonardo da Vinci e o que ele tem a ver com você, ou com o universo no geral?

A IMAGEM

Descreve uma figura masculina nua separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total.

O interessante é que a figura é muito mais do que proporções perfeitas, pois está repleta de símbolos e matemática que tem tudo a ver com VOCÊ e com o UNIVERSO!

hvv

15 segundos para uma breve introdução (REALMENTE BREVE)

Bom, ao contrário do que muitos pensam a imagem não foi primeiramente criada por Da Vinci. Foi um conceito apresentado por Marco Vitruvio Polião (daí o nome) em sua obra ‘’ Os dez mandamentos da arquitetura’’ no século 1 a. C., tal conceito é considerado um cânone (instrumento de medida) das proporções do corpo humano, ou seja, um modelo com proporções perfeitas baseadas no ideal clássico da beleza.

O que isso tem a ver com arquitetura?! Simples: A escala humana utiliza o tamanho do ser humano como parâmetro comparativo.

E onde entra o nosso querido Leonardo da Vinci?

Apesar do fato de que os documentos ao longo dos anos iam perdendo-se, no período da renascença por volta de 1490, Da Vinci propôs uma representação gráfica desse conceito, colocando-o dentro de um círculo e um quadrado.

a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional PHI!!

(O desenho atualmente faz parte da coleção da Gallerie dell’Accademia em Veneza, Itália.)

 

Pronto. E é agora que fica interessante:

 

COM CERTEZA VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO FAMOSO NÚMERO PI (3,14…). MAS E O PHI (1,618)?

É o número conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO e seu papel é o componente básico da natureza. Plantas, animais, seres humanos, e o universo possuem propriedades dimensionais que se encaixam com exatidão à razão PHI, como por exemplo:

O CORPO HUMANO (COMO A FIGURA DO HOMEM VITRUVIANO MOSTRA)

  1. Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.
  2. Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.
  3. Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;
  4. Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
  5. A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618. (Considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos precisos de medição).

O UNIVERSO

Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618

PIRÂMIDES DO EGITO

Cada pedra das pirâmides eram 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da terceira fileira e assim por diante.

ABELHAS

Se você dividir o número de abelhas fêmeas pelo número de abelhas macho em qualquer colmeia do mundo, vai sempre obter o mesmo número: PHI, 1,618.

CONCHAS DO CARACOL

A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618

SEMENTES DO GIRASSOL

As sementes de girassol crescem em espirais opostas. A razão de cada rotação para a seguinte é de 1,618, PHI.

ALÉM DISSO, O HOMEM VITRUVIANO É UM PENTAGRAMA!

  1. Na natureza é a forma que o planeta Vênus faz na sua aparente rotação de sua órbita a cada 8 anos.
  2. Representa os quatro elementos coordenados pelo espírito (Água, terra, fogo e ar)
  3. É considerado como símbolo do infinito
  4. O corpo humano possui cinco pontas e que, através delas, são levados tudo que o Homem adquire com elas (braços, pernas e cabeça) para o interior do corpo. E cada pessoa leva essas pontas pra onde elas bem entendem, certo? As ondas capitadas por essas cinco pontas então, são introduzidas no ser, transformadas em conhecimento e repassadas a outras pessoas de acordo com o EU de cada um.
  5. Na mudança entre as duas posições inscritas, o centro da imagem parece se mover, mas o umbigo da figura, que é o real centro de gravidade permanece estático.

 

Percebe agora como coisas tão diferentes, estão todas ligadas numa proporção em comum? Incrível não é mesmo?

Pois é, serão apenas coincidências? Particularmente, prefiro ficar com a ideia de que não sabemos tudo e, principalmente de que o mundo possui muita ‘’magia’’ e coisas interessantíssimas esperando para serem desvendadas.

 

Obrigada pela leitura!

Gostou? Comente aqui em baixo

Ajude-nos a disseminar a paz, amor e conhecimento

Curta nossas páginas e compartilhe com seus amigos =)

Será que eles vão gostar também?!