Com certeza, você já ouviu falar sobre a empatia. Essa palavra de origem grega, que significa “ter aceitação por algo ou pelo outro”, nada mais é do que a habilidade de se colocar no lugar do outro.

A empatia é uma ferramenta poderosa para uma vida mais positiva e a principal característica de pessoas que apresentam altos níveis de inteligência emocional.

Muitos são os motivos para se cultivá-la: relações mais saudáveis, convivência mais harmoniosa com as pessoas em casa e no trabalho, melhora na forma de se expressar e muitos outros. O que é empatia e por que devemos trabalha-la?

Mas não é tão simples mudar de comportamento e adotar uma postura mais aberta e positiva diante das pessoas. Pensando nisso, listamos algumas formas de trabalhar a empatia no seu dia a dia, desenvolver essa habilidade e fortalecer seu vínculo com as pessoas. Confira!

Esteja aberto para conhecer o outro sem pré-julgamentos

Para estabelecer boas relações com as pessoas, é necessário se livrar de conceitos pré-estabelecidos sobre o outro.

Quando criamos uma imagem de uma pessoa sem realmente conhece-la, corremos o risco de cometer equívocos e fazer falsos julgamentos. Uma relação baseada em opiniões pré-concebidas não é saudável e muito menos verdadeira.

É necessário se abrir para conhecer a outra pessoa de verdade, pois uma relação harmoniosa sempre deve ser baseada na verdade. E quando nos abrimos ao novo, temos a oportunidade de entender que por mais diferenças que existam entre as pessoas, sempre há um ponto com o qual nos identificamos. E a partir daí podemos criar uma interação mais sincera e positiva.

Cultive a curiosidade por desconhecidos

Conversar com pessoas desconhecidas, de fora do seu círculo social é uma ótima forma de trabalhar sua empatia.

Essa é uma forma de conhecer vidas e pontos de vista bem diferentes do seu e expandir sua visão de mundo.

Pessoas altamente empáticas cultivam um interesse insaciável por pessoas desconhecidas, pois sabem que o outro sempre tem algo a ensinar, um ponto de vista diferente a aprender.

Portanto, tome coragem e converse com pessoas que não fazem parte do seu círculo de amigos. Saia da zona de conforto e trabalhe sua empatia.

Sempre aprendemos muitos com culturas diferentes!

Ouça o outro com mais atenção

Para trabalhar sua empatia, não basta estabelecer diálogo com as pessoas. É necessário estar presente na conversa e sensível ao que está sendo dito. E uma das formas de fazer isso é escutar com atenção o que o outro diz.

Mas não basta só ouvir. É necessário se envolver com o outro, compreendendo o seu estado emocional e suas necessidades sem nunca julgá-lo.

Além disso, preste atenção aos sinais que a outra pessoa envia enquanto fala, como sua postura, suas expressões e o tom da sua voz. Assim você pode se fazer presente na conversa da melhor forma possível, dentro de cada situação.

Coloque-se no lugar do outro

Outra forma de trabalhar sua empatia é se colocar no lugar do outro.

Antes de julgar uma pessoa por seu caráter ou suas atitudes, tente enxergar os seus reais motivos, saber sua história de vida, seus sentimentos e o que ela está passando no momento. Em seguida, imagine-se no lugar dela e pense em como tudo isso te afetaria. Isso cria a sensação do que significa ser o outro e abre caminho para a compreensão.

Se colocar no lugar do outro é uma maneira de se envolver com a sua história, entender suas emoções e estreitar os vínculos, criando uma relação baseada na confiança e sinceridade.

Seja uma pessoa agradável e mostre-se presente na vida

Ser empático também tem a ver com a forma que você se posiciona perante a vida.

Trabalhe a empatia esforçando-se para ser uma pessoa positiva, agradável e que mantém uma interação harmoniosa com as pessoas à sua volta.

Mostre que se importa com as pessoas ao seu lado, que está presente e aberto para o mundo. Isso cria novos laços e reforça seus vínculos nas relações de amor e amizade.

Por fim, abra sua mente! Em um mundo em que tudo é tão rápido e superficial é comum focarmos nos nossos próprios problemas, fechando os olhos para as outras pessoas e possibilidades.

Será que não é hora de rever essa postura e tecer relações mais sinceras e harmoniosas? Então, trabalhe sua empatia, melhore seu vínculo com as pessoas e conquiste uma vida mais feliz e equilibrada.

Obrigada pela leitura!

Gostou? Comente aqui em baixo =)

Ajude-nos a disseminar a paz, amor e conhecimento

Curta nossas páginas e compartilhe com seus amigos =)

Será que eles vão gostar também?!