Em primeiro lugar vou me valorizar mais. Autoestima é a chave para se valorizar e conquistar seus objetivos na vida.

Se você não se valorizar, ninguém o fará por você certo? E uma pessoa que não se valoriza não passa uma ideia muito legal para o mundo ao seu redor. A autovalorização, em minha opinião caminha de mãos dadas com o RESPEITO, por isso uma pessoa que não se valoriza, não é respeitada pelos outros!

EXEMPLOS:  Se eu não me valorizar frente ao mercado de trabalho, não vão acreditar no meu potencial e nem na minha capacidade.

Se eu não me valorizo frente ao meu namorado (a) ele não vai me valorizar, não vai me respeitar, e a nossa relação terá alguns sérios problemas.

Viu? Em qualquer segmento de sua vida, é importantíssimo que sejamos respeitados e valorizados! E isso começa com VOCÊ  e começa AGORA!

Então se você anda meio insatisfeito com a imagem que tem de si próprio, confira 7 passos para elevar sua autoestima e ter uma vida mais feliz. SAIBA COMO TRABALHAR A MENTE A SEU FAVOR

  1. RESSALTE SEUS PONTOS FORTES E TRABALHE OS FRACOS

 

Todos nós temos pontos fortes e fracos.

Saber identificar e ressaltar suas qualidades aumenta sua autoestima e reforça seu potencial.

Por outro lado, também é preciso humildade para reconhecer suas fraquezas e trabalha-las para que elas não prejudiquem seu desenvolvimento pessoal.

 

  1. APRENDA A DIZER NÃO

 

Saber dizer não é uma arte e faz parte de ser honesto com você mesmo e com os outros.

Ao dizer sim a tudo, questione-se sobre estar respeitando mais o outro do que a si próprio e sobre frustrar a sua verdadeira natureza. Dizer sim a tudo, mesmo quando você não está de acordo, oprime e causa desgaste emocional.

Dizer não, tem a ver com respeitar seu próprio tempo, direitos e necessidades.

Lembre-se! Se nunca dizemos não, nosso sim não vale nada!

 

  1. NÃO PERMITA QUE TE MALTRATEM

 

Maus tratos não se resumem a agressões físicas. E agressões verbais podem ir além do que palavras projetadas em uma discussão ou briga. Elas podem vir de forma sutil, através de chefes opressores, parceiros emocionalmente instáveis ou comentários negativos vindos de pessoas conhecidas ou não.

Consentir esse tipo de comportamento gera ressentimentos e resulta na perda da autoestima. LEVANTE A CABEÇA!!

Não permita que te maltratem, pois é você que escolhe se quer ou não estar nessa posição.

 

  1. PERDOE-SE E SAIBA PEDIR DESCULPAS

 

Um caminho para se perdoar é pedir desculpas à quem você prejudicou. Para muitas pessoas, não pedir desculpas é um impedimento para se perdoarem, pois sentem que existe um sentimento negativo pendente, que dificulta o bem-estar.

Se você reconhece seu erro, pode tomar o caminho certo e tentar consertar as coisas!

 

MAS LEMBRE-SE: a primeira pessoa a ser perdoada quando cometemos um erro é VOCÊ mesma! Se não nos perdoamos, não adianta de nada que a outra pessoa nos perdoe, pois vamos continuar convivendo com a culpa. LIVRE-SE dela perdoando a você mesmo. É errando que se aprende!

 

 

  1. MENOS SERIEDADE E MAIS POSITIVIDADE

 

Encare a vida com menos seriedade e aprenda a ver o lado positivo das coisas.

TUDO tem um lado positivo. Faz parte do equilíbrio do universo! Basta que enxergamos a situação de outra forma.

 

EXEMPLO: Vi uma história uma vez de um homem que havia sofrido um acidente muito feio, um gancho (tipo esses de barco, enormes) caiu na cabeça dele e de alguma forma ficou encravado em seu crânio. Ele continuou consciente até chegar ao hospital, e quando saiu da sala de cirurgia disse ao médico com um grande sorriso no rosto: Eu tenho muita sorte, eu poderia ter morrido ou ficado cheio de sequelas, mas não, estou aqui inteiro pra contar a história.

 

Ao invés de se lamentar pelo ocorrido (imagina a dor!!!) ele viu o lado positivo dessa historia toda e ainda teve força de ficar agradecido pela sorte que teve de estar bem. Pessoas positivas tem um tempo MAIOR de vida no hospital do que pessoas com o mesmo quadro clínico com atitudes negativas.

 

Pessoas positivas, que agem com mais otimismo frente às adversidades são mais felizes e possuem autoestima elevada. Elas sabem que podem extrair algo de bom mesmo de situações dolorosas e experiências difíceis.

 

Adotar essa postura faz com que você valorize suas atitudes e viva com mais leveza.

Além disso, pessoas POSITIVAS são muito mais atraentes, fica a dica =)

 

 

  1. TRAÇAR OBJETIVOS E EXPECTATIVAS

 

Pense em objetivos a serem conquistados na vida e foque seus pensamentos nas atitudes para conquista-lo.

Trace esses objetivos e expectativas de forma real e equilibrada, com coisas que você realmente pode conquistar, tanto pessoal, como profissionalmente.

Se você tem objetivos reais, não há cobrança ou frustração por não atender expectativas idealizadas.

 

 

  1. NADA É PERFEITO!

 

Esqueça a perfeição. Ela não existe na vida real. Não existe corpo perfeito, emprego perfeito, casamento perfeito.

Não busque a perfeição, pois este é o caminho mais curto para a FRUSTRAÇÃO e baixa autoestima.

Ao invés disso, valorize e agradeça cada conquista e momento, por mais duro que tenha sido.

Manter a autoestima elevada faz bem para a saúde do corpo e da mente, desenvolve potenciais adormecidos e faz com que você se avalie de uma forma mais positiva. Alimentar nossa autoestima nos faz muito bem, deixando-nos felizes. Uma vez felizes, transparecemos isso para o mundo, que nos olha com outros e bons olhos.

A autoestima é a nossa principal fonte de poder pessoal, portanto valorize-se!

Afinal, se você não acredita no seu potencial, quem vai acreditar?